- Área: 310 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Josefotoinmo
-
Fabricantes: Aparici, Cocina, Cocinas Kook, García Arisco s.l., Grupo Halcón Cerámicas, Revestimientos Danavy s.l.
"A casa dos quatro pátios"
OOIIO Arquitectura completa a construção do novo projeto de moradia unifamiliar singular. Trata-se de um trabalho realizado com muito carinho para um casal jovem e moderno que queria uma casa cômoda, luminosa e diferente. A residência GAS foi feita em conjunto com os clientes que, desde o primeiro momento, se envolveram pessoalmente para que sua moradia fosse o mais especial e personalizada possível, permitindo que os arquitetos trabalhassem escutando seus conselhos, propondo ideias, participando do emocionante processo que significa construir sua própria casa, a materialização do sonho.
O projeto da residência surge quando procurou-se introduzir a luz natural em um terreno não muito grande em esquina, em uma área de expansão da localidade toledana de Mora. Decidiu-se organizar o programa do projeto da maneira mais eficiente e simples possível, sempre em torno da luz natural. Para isso, estudou-se a orientação do terreno e distribuiu-se o programa posicionando estrategicamente quatro pátios, que são quatro poços de luz, quatro distribuidores de ventilação natural.
Entre esses pátios crescem volumes que alcançam diferentes alturas dependendo da função que abrigam. Assim o mais alto será o que corresponde à área mais "nobre" da sala de jantar/estar e o mais baixo à garagem. A casa é branca, limpa, com linhas simples e claras, com aberturas projetadas de maneira precisa para enriquecer a composição do seus panos verticais. Mas as fachadas dos pátios não poderiam ser como o restante da casa, são a razão de ser do projeto, o coração da sua arquitetura, por isso expressamos sua importância também nos materiais que as revestem, trabalhando com peças cerâmicas hexagonais que destacam e complementam a composição de toda a residência.
Os materiais são fundamentais na arquitetura e, no caso deste projeto, a cerâmica se torna a protagonista: os pátios tradicionais de La Mancha costumam ter em uma sua parte mais baixa uma base cerâmica que, na verdade, provém de uma tradição muito mais antiga das diferentes culturas mediterrâneas. Os arquitetos da OOIIO ressignificaram a composição tradicional, fazendo com que esta base esteja na parte alta do pátio que é coberta por peças cerâmicas hexagonais.
Um jogo de materiais acompanha a entrada de luz nos pátios e confere personalidade a este projeto, convertendo o subsolo em um espaço aberto, protegido e muito luminoso. O trabalho realizado no interior da casa serviu para completar e potencializar todo o expressado no restante da obra, adaptando-se a todo o momento aos gostos pessoais dos clientes, conseguindo realizar um projeto ventilado, simples, original e divertido.